Onde aplicar a PNL? por: Eliane Santos


A PNL tem uma vasta gama de aplicações práticas:

• nas empresas (gestão, pessoal, vendas, consultoria)
• na formação e desenvolvimento;
• na educação;
• na saúde;
• nos relacionamentos;
• na escrita, artes;
• nos esportes;
• no desenvolvimento pessoal.

Isso nos mostra a importância que existe em saber se comunicar em qualquer lugar e com excelência.

Quanto mais você se interessar pela comunicação, mais você irá se deparar com a sua eficácia e a sua influência no desenvolvimento individual e de grupo, e a PNL tem a oferecer muito mais para você, no mundo da comunicação.


PNL Para Mudança Pessoal

Muitas pessoas procuram a PNL para o alívio de suas próprias limitações. As mudanças de atitudes e as técnicas da PNL podem proporcionar liberdade de velhos hábitos, crenças, medos, limitações e capacitação para uma nova forma de estar no mundo. A PNL oferece escolhas maiores na forma de se comunicar, como você responde e como se sente.

Quando você tem mais opções, você pode tomar decisões melhores. Se você não está vivendo a vida que você deseja, a PNL lhe oferece um caminho para novas alternativas.


PNL e os Negócios

As competências básicas da PNL melhoram e reforçam a comunicação; a construção de relacionamentos e metas são imediatamente aplicáveis no mundo dos negócios e têm um efeito positivo comprovado sobre o desempenho empresarial. Habilidades específicas para lidar com as pessoas que percebem o mundo de maneira diferente de nósirão ajudar a melhorar as relações com os colegas, chefes, clientes, novos negócios e nas relações multiculturais nas empresas multinacionais.

Muitos líderes e consultores de negócios usam os aspectos criativos e inovadores da PNL para inspiração do desenvolvimento organizacional das empresas, da qualidade total, da criação de equipes e do planejamento estratégico.

A comunicação de conhecimento e apresentação em público são partes integrais da vida das corporações nos dias atuais. Técnicas de autogestão, padrões de linguagem e metas, são vitais para um desempenho máximo na comunicação. Tudo isso você pode encontrar dentro da PNL.


PNL Na Educação

As aplicações práticas da PNL na educação incluem compreender como se aprende, desenvolvendo estratégias para estudantes e professores, utilizando os cinco sentidos e fazendo uso das técnicas de aceleração de aprendizagem. Através da PNL, orientadores, professores, educadores e pais podem adquirir métodos concretos para ajudar os estudantes “a Aprenderem e a Fazerem Bem”.


PNL e os Relacionamentos

Os relacionamentos que temos em nossa vida estão baseados em como nós nos comunicamos com os outros. A PNL pode ser utilizada para melhorar o fluxo de comunicação entre os casais e criar uma maior compreensão. Muitos problemas surgem quando as pessoas não sabem como expressar o que realmente sentem.

Portanto, a PNL pode ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes do que a outra pessoa está tentando comunicar, por se concentrar não só nas palavras, mas também prestar atenção na linguagem corporal, tonalidade de voz, volume, e na ênfase em diferentes palavras e gestos.

Ao utilizar a PNL, os casais irão descobrir que eles serão capazes de compreender melhor o seu parceiro e reagir mais adequadamente a todas as situações que possam surgir.


PNL Ajudando Profissionais

Grande parte da modelagem realizada para a criação da PNL focou em como os terapeutas poderiam ajudar seus clientes a mudarem de forma efetiva.

Alem de todas as técnicas de PNL, ela também oferece muitas ferramentas que podem ajudar esses profissionais:

- construir rapport com uma variedade de clientes;
- compreender a estrutura de crenças e identidade;
- compreender o poder da linguagem e da metáfora.


PNL nos Esportes

O conhecimento das técnicas de PNL podem ajudar os desportistas a alcançarem novos níveis de excelência pessoal, estabelecendo metas claras e realizáveis, com foco e motivação.

Programas de modelagem também podem ser criados para ver o que fazem as pessoas que obtêm os resultados desejados e o sucesso, e também como aprender com as que não alcançaram o sucesso.


PNL e Criatividade

Artistas, escritores, atores, encontram na formação de PNL valiosas ferramentas e insigths sobre o que inibe e reforça o espírito criativo. A aplicação de estratégias da PNL, em particular a estratégia Disney, desenvolvida por Robert Dilts, fornece meios poderosos para liberar e estimular a sua criatividade.


PNL e Saúde

Leia: A PNL e a Cura de Doenças

Eliane Santos
Trainer em Programação Neurolingüística,
Hipnoterapeuta Ericksoniana, Treinadora Comportamental e Renascedora.


Saiba mais sobre P.N.L. em nossos artigos:

- O que é P.N.L - Programação NeuroLinguística?
- O que a P.N.L. pode fazer por você?
- A P.N.L. e a cura de doenças.
- Fortalecendo sua excelência em Vendas


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766