O que é PNL - Programação Neurolingüística? por: Instituto Vencer


"PNL - Programação NeuroLingüística é definida como o estudo da estrutura da experiência subjetiva, o que pode ser deduzido e predito por ela já que se crê que todo o comportamento tem uma estrutura. " (Richard Bandler)

A Programação Neurolingüística – PNL, ou simplesmente Neurolingüística ou PNL é uma tecnologia de vanguarda que utiliza métodos e processos para determinar os padrões utilizados pelas pessoas na geração de seus comportamentos e na obtenção dos resultados desses comportamentos.

A PNL estuda o comportamento como um todo, tanto aqueles comportamentos excepcionais quanto os que são limitantes e ineficazes. Mas o foco é a transição para a excelência. Assim as ferramentas utilizadas são sempre direcionadas para a criação da eficácia comportamental.

A PNL possibilita o entendimento e a modelagem da excelência comportamental. Com a PNL é possível uma pessoa repetir os comportamentos excepcionais de outra ou dela mesma, em outros contextos. Trata-se de uma maneira de descobrir e revelar a genialidade humana. A PNL é a ciência que permite que a pessoa tenha como dar o melhor de si e possa extrair o melhor dos outros. Com a PNL tornou-se possível modelar pessoas para que tenham facilidades para superar obstáculos, resolver conflitos, negociar, ampliar a inteligência emocional e atingir seus objetivos facilmente.

A PNL é um instrumento para as pessoas que desejam melhorias significativas em suas vidas. É um excelente mecanismo para o auto-conhecimento e, conseqüentemente, uma base sólida para alcançar o ápice da realização pessoal e profissional.

A PNL é o estado da arte da excelência. É arte porque cada pessoa imprime sua marca e seus estilos àquilo que faz com mestria, algo que jamais pode ser aprendido através de palavras ou técnicas. É ciência porque utiliza um método e um processo para identificar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excepcionais. E o estado da arte está no princípio que torna possível a qualquer pessoa modelar esses mecanismos da excelência.

As habilidades dos seres humanos nos negócios, nos esportes, nas artes, nos relacionamentos, na expressão de sua inteligência emocional e em todas as áreas obedecem a padrões de pensamento e de ação. Esses padrões são facilmente desenvolvidos, ampliados ou modificados por meio de um processo chamado Modelagem, através das técnicas específicas da PNL.

A PNL é a ciência que auxilia o ser humano a utilizar seu cérebro de maneira objetiva e prática, para alcançar os resultados que deseja. É um estudo das experiências internas, que oferece mecanismos para o desenvolvimento do potencial criativo e de inúmeras habilidades do potencial humano. Sua abordagem prática, com resultados perceptíveis e mensuráveis é, cada vez mais, utilizada em muitas disciplinas e instituições de renome no mundo inteiro.


"A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos às pessoas algumas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam esta informação para mudar." (Richard Bandler)


"A PNL é prática. Trata-se de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas que nos permitem pensar e agir com mais eficiência no mundo.
O objetivo da PNL é ser útil, oferecer maior opções de escolha e melhorar a qualidade de vida.
As perguntas mais importantes deste livro são: 'Ele é útil? Dá resultados?'.
Descubra o que é útil e o que funciona através da experiência.
E, o que é mais importante, descubra o que não funciona e modifique-o até que dê resultado.
Esse é o espírito da PNL." (O'Connor e Seymour, Introdução à PNL)


“Programação Neurolinguística foi especificamente criada de forma a permitir-nos fazer a magia de criar novas maneiras de compreender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano. Como tal, apresenta-nos a todos a oportunidade de não só se comunicar melhor com os outros, mas também aprender a ter mais controle sobre o que consideramos ser funções automáticas da nossa própria neurologia. “ (Dr. Richard Bandler)


Saiba mais sobre P.N.L. em nossos artigos:

- O que a P.N.L. pode fazer por você?
- Onde aplicar a P.N.L.?
- A P.N.L. e a cura de doenças.
- Fortalecendo sua excelência em Vendas 


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766