As Cinco Saúdes por: Eliane Santos


Alguns pensam que saúde é simplesmente a ausência de doenças ou de sintomas que consideramos desagradáveis, outros consideram saúde o perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.


Entre muitas definições que podemos encontrar sobre a saúde, é a do Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, organizado por Luís Rey:

"Saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente.
A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas.
É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea
É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional."


Devemos estar atentos porque dentro da “saúde”, existem tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais, essas tensões estão ligadas ao meio em que vivemos e em alguns casos é quase impossível evitá-las. O que pode diferenciar a pessoa saudável da doente é a habilidade que o individuo possui de lidar (ou não) com tais tensões. Podemos dizer que o conceito de saúde está ligada a palavra resiliência.

Segundo Grotberg, resiliência é a "capacidade humana universal de enfrentar as adversidades da vida, superá-las, ou até ser transformado positivamente por elas". Dê acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ser humano para ser saudável precisa equilibrar cinco saúdes: física, espiritual/intelectual, familiar, econômica/financeira e social/ecológica.


Física
Seu corpo é sua casa, cuide dela!

A saúde Física está ligada a todos os aspectos relacionados ao nosso corpo físico.
Um corpo saudável é definido como aquele cujas funções orgânicas e físicas estejam funcionando adequadamente. Por isso, é preciso trabalhar o corpo para estar em harmonia com nossa mente e, assim, entrar numa jornada rumo ao sucesso e a vitória.



Financeira/profissional
Acreditar que a prosperidade está te esperando!

Ficamos satisfeitos com o nosso trabalho quando gostamos do que fazemos e procuramos nos desenvolver constantemente.
Para saber se estamos trilhando o caminho certo, precisamos aprimorar nosso autoconhecimento.
Só é um verdadeiro profissional quem trabalha com generosidade, dedicação e honestidade.Nossa relação com o dinheiro deve ser; ganhá-lo com planejamento e trabalho e gastá-lo com responsabilidade e generosidade.

O dinheiro traz benefícios quando aplicados da maneira correta. Mas só estímulo financeiro não basta para ter uma vida completa. Devemos utilizá-lo para desenvolver cada vez mais nossas capacidades e ajudar a quem precisa.



Intelectual
Aproveite melhor sua energia mental

A capacidade que o ser humano tem para aprender é infinita. Sempre há algo novo a descobrir, uma nova experiência a ser vivida.
Por isso, precisamos aproveitar todas as situações – sejam elas boas ou ruins. Só aprimoramos o nosso conhecimento desafiando nossos medos e limites.
A inteligência é um instrumento poderoso para quem utiliza corretamente e aplica com consciência o conhecimento.




Familiar
A família é a base do ser humano.

É através dela que temos os primeiros contatos com o mundo exterior. Desde pequeno, é ela quem nos prepara para enfrentar o mundo, quem nos ensina a viver.
A educação dada pelos pais é o primeiro passo para a formação da consciência. Assim, mais tarde, é possível descobrir e entender com facilidade o caminho que escolhemos.
Entender nossos pais ajuda a descobrir nosso perfil. Por mais diferentes que queremos ser, há aspectos que são herdados e aprendidos com eles. Nós, filhos, somos frutos daquilo que nossos pais são.




Social/Ecológica
Fazer do mundo um lugar melhor!

Temos um papel muito importante na sociedade, pois tudo o que acontece nela nos afeta direta ou indiretamente.
As boas atitudes que temos no dia-a-dia influenciam a sociedade e se tornam exemplos de vida. Nossas boas ações despertam nas outras pessoas o desejo dessa prática, que transforma a vida de quem ajuda fazendo desse mundo um mundo melhor.

Seu papel na sociedade incluem também tudo que vocês faz para preservação da natureza, sendo assim, vamos cuidar de nossa casa.





Você, agora, pode dizer que é uma pessoa saudável?
Como você se encontra em cada saúde?



As Cinco saúdes e sua empresa:

Se a existência das organizações baseiam-se em atender as necessidades humanas, e ter saúde é uma dessas necessidades, por que não arriscar uma integração ou relacionamento entre o que é um indivíduo saudável e o que é uma organização saudável.
Podemos, assim, pensar que se qualidade de vida é saúde, uma organização saudável deve possuir ser saudável nas 5 saúdes:

Física

Lucro, resultados, metas e planos atingidos, fluxo financeiro adequado, recursos adequadamente dimensionados (nem “gorda”, nem “fraca”) e mantidos (processos conhecidos e efetivos).



Intelectual

Cultura, valores, missão, visão de futuro, negócio, política da qualidade, políticas internas, sistemas de reconhecimento e recompensa que permitam o “jogo aberto” para encarar os conflitos “familiares” de forma aberta e voltada para a solução e disposição para o aprendizado.



Financeira

Patrimônio, ativos, uso adequado dos recursos existentes/disponíveis: ter, manter e aumentar seu patrimônio e saber compartilhá-lo.



Familiar
Reconhecer em seus funcionários o verdadeiro sentido da “família” com respeito ao próximo, ensinar quando necessário, reconhecer e recompensar de forma justa (vide a saúde mental), lidar com os conflitos internos e assim por diante.



Social/Ecológica

Seu relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros comerciais e todas as pessoas e instituições com as quais se relaciona ao longo de seus negócios, aprendendo a fazer negócios na situação do ganha-ganha sempre que possível.
Lembrando que sendo empresa seu papel perante a o trabalho em contribuição com o meio ambiente é muito importante, tanto pelos recursos que utiliza, como para divulgação de processo e trabalhos que cooperem com isso.



Se uma empresa estiver equilibrada nestas cinco saúdes, será que ela pode ser considerada saudável?
Como transformar isso em ferramentas de gestão? É possível dar forma a tudo isso?

Eliane Santos 
Trainer em Programação Neurolingüística
Master Practitioner
Certificada em Hipnose Ericksoniana, Renascimento e Treinamento Comportamental 


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766