Artigos e Notícias

Treinamento Mental e Atletas por: Eliane Santos


Nossa mente é considerada a chave para o sucesso e a realização em diversos setores de nossas vidas, tudo que existe hoje, existiu primeiramente em nossa mente e isso me levou a escrever sobre Treinamento Mental, principalmente após iniciar o Projeto UpMind Relax, então trago nesse artigo algumas informações sobre o trabalho ou Treinamento Mental nesse primeiro artigo direcionado para os atletas e todos aqueles que praticam esportes.


Treinamento mental é saber trabalhar com foco, objetivo, motivação, concentração, atenção, é saber lidar com as suas emoções e usar todo o seu potencial para colocá-lo em uma posição de maior destaque. Tudo isso independente da modalidade, se você é um atleta profissional ou não.

Atualmente os técnicos, treinadores emocionais e psicólogos concordam que o domínio dos fatores psicológico são variáveis de suma importância na busca da performance máxima ou de um rendimento significativo dos atletas. Cada vez mais destacam-se os, atletas, que procuram trabalha não só o físico mas também a sua mente.

Infelizmente ainda são poucos os atletas que participam desse tipo de trabalho com regularidade necessária e seriedade, mas gradativamente e de muitas formar este trabalho está atraindo mais pessoas.

O trabalho mental deve-se igualar ao trabalho físico, a mesma dedicação deve ser igualmente dada, afinal nada adianta ter bons músculos, ótimo condicionamento cardiorrespiratório se a sua cabeça não ajudar, ela precisa estar preparada e condicionada para ajudá-lo a atingir seu objetivo. A igualdade no desempenho entre atletas de alto rendimento sugere que o controle mental, o poder de concentração e as técnicas de relaxamento têm determinado os grandes vencedores.

Estudos nessa área vem sendo realizados a alguns anos e o seu primeiro grande resultado foi refletido nas Olimpíadas de 1976 na qual os atletas na União Soviética e Alemanha Oriental obtiveram resultados extraordinários. O desempenho dos atletas foi tão superior aos demais que suspeitaram do uso de farmacológicos, fato que foi desmentido após a divulgação do Treinamento Mental aos quais os atletas foram submetidos.

Começando assim o crescente interesse mundial na área de esportes relacionado ao Treinamento Mental e seus resultados.

As atitudes positivas, vontade, autoconfiança estão diretamente ligadas com o sucesso e o êxito no esporte, sendo assim, o objetivo do treinamento mental e fazer com que os atletas eliminem os pensamentos negativos através da concentração e abra as portas para as reservas escondidas buscando nas experiências positivas o desenvolvimento da vontade, do auto-conhecimento e da descoberta dos mecanismos humanos que contribuem para uma atuação máxima.

Antigamente acreditava-se que a vontade não poderia ser Treinada, entretanto existem técnicas que ajudam a aceitar e exercitar a força de vontade consciente.
Algumas pesquisas indicam que Atletas de corrida de longa distancia começam a abandonar mentalmente a competição antes de saírem realmente da prova, é nesse momento que o treinamento mental pode ajudá-lo, e até mesmo evitar que se chegue nesse estágio.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas as que mas se destacam são: visualização, relaxamento mental, controle mental para ajustar o atleta focando em sua respiração e freqüência cardíaca.

Dedique uma parte de seu treino para esse trabalho, procure relaxar mentalmente, manter sua respiração em total controle e os batimentos cardíacos em sintonia e através disso alcançar as chaves para o seu sucesso.

O treinamento mental deve ser realizado de forma gradativa e contínua, de maneira com que o atleta se prenda por poucos minutos à prática.

Não adianta fazer uma vez só. A vantagem é que é algo que todos podem fazer e bem simples. Porém, vale lembrar que todos os avanços são de médio prazo e que não existe mágica no treinamento mental.


Características de um Atleta de Rendimento máximo:

- Conhece perfeita e claramente suas ações e como elas contribuem para seu êxito;
- Sabe exercitar a vontade;
- Concentra-se por completo em si mesmo;
- Plenamente responsável;
- Faz esforços conscientes;
- Está sempre concentrado e mentalmente alerta;
- Reluta em dizer que seu êxito é pura sorte;
- É um individuo positivo, porém realista;
- É capaz de controlar suas ações;
- Consegue ficar calmo e relaxado;
- Confia em si mesmo;
- Está sempre com muita energia e preparado para ação;
- Possuiu determinação.


Sugestões de condutas para o sucesso:

- Autodisciplina: ter capacidade de fazer qualquer sacrifício em busca do rendimento máximo.
- Autocontrole: a autodisciplina leva ao autocontrole do pensamento e das reações diante qualquer situação.
- Autoconfiança: o autocontrole leva à autoconfiança e o atleta passa a acreditar em sim mesmo e em tudo que faz.
- Auto-realização: o atleta se sente capaz de desenvolver o melhor de si, consegue atingir o rendimento máximo.

Somos totalmente guiados pela genética, treinamento físico ou sorte, nosso corpo tende a fazer o que ordenamos, se soubermos ordenar. As emoções podem afetar cada célula do nosso corpo, incluindo os músculos. Assim torna-se muito importante o treinamento mental, não somente para o esporte, mas na vida.


Lembre-se que: O poder vem de dentro e só depende de você, sendo assim prepare sua mente e relaxe!!!

Eliane Santos
Trainer em Programação Neurolingüística, Master Practitioner,
Certificada em Hipnose Ericksoniana, Renascimento e Treinamento Comportamental.
Criadora do Projeto UpMind Relax de Treinamento Mental 


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766