Artigos e Notícias

Comunicação efetiva através de e-mail por: Eliane Santos


Todos nós nos comunicamos efetivamente por meio das palavras, do tom de nossa voz e do nosso corpo: postura, gestos e expressões. Alguma mensagem é sempre transmitida, mesmo quando não dizemos nada ou ficamos parados. Comunicação, portanto, envolve uma mensagem que passa de uma pessoa para outra. Como saber se a mensagem que você está passando é a mensagem que o outro está recebendo? Como saber que o significado que o outro percebe é o mesmo que queremos passar?


O e-mail é uma forma de comunicação extremamente conveniente e amplamente utilizada em todo o mundo, é um meio de comunicação diferente dos demais e no mundo globalizado é utilizado nas empresas como uma das principais ferramentas de comunicação, por essa razão ele deve ser eficiente e profissional.

Por ser a internet um meio de comunicação muito rápido e dinâmico, causa a impressão de que estamos sempre correndo contra o relógio.

A conseqüência disso é que a maioria das pessoas não tem paciência para ler textos extensos na tela do computador. Muitas delas não conseguem sequer permanecer numa mesma página por mais de 30 segundos. E com as novas tendências tecnológicas imagine com é a leitura de uma e-mail extenso na tela de um celular.

A dica inicial é utilizar o e-mail para formalizações, a comunicação por telefone conta com 38% contra 7% de chances de ser compreendido.

Então, como redigir uma mensagem que me faça compreender com eficiência?

Faça download do conteúdo completo aqui.

Boa Leitura e uma ótima comunicação!
Eliane Santos
Trainer em Programação Neurolingüística,
Certificada em Hipnose Ericksoniana e Treinamento Comportamental 


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766