Você se torna aquilo que acredita que é.

Era uma vez uma grande montanha onde as águias tinham seus ninhos. Um dia, um tremor de terra fez com que dois dos ovos de águia rolasse montanha abaixo. Eles rolaram até parar no terreiro de uma fazenda ao pé da montanha. As galinhas, como sempre muito responsáveis, decidiram cuidar dos ovos e uma galinha mais velha ficou com a incumbência de chocá-los e cuidar da educação das pequenas aves.

Após algumas semanas, os ovos se abriram e duas belas águias nasceram. Infelizmente, as pequenas águias foram criadas como galinhas e passaram a acreditar que eram mais uma ave do galinheiro da fazenda. As águias amavam seu lar e sua família, mas, intimamente, seus espíritos sonhavam com algo mais.

Um dia, enquanto ciscavam o chão à procura de insetos, uma das águias olha para o céu e vê um grupo de poderosas águias voando muito alto.

- "OH", a águia gritou,

- "Como eu gostaria de voar como aquelas aves" e ela chamou a outa águia que também ficou admirando e sonhando em ser igual a elas. As galinhas do galinheiro riram e zombaram:

-"Vocês não podem voar como aquelas aves. Vocês são galinhas, e galinhas não voam".

Mas as águias continuaram a mirar sua verdadeira família, sonhando que poderiam estar lá em cima com aquelas belas aves. Mas toda vez que elas revelavam seus sonhos, eram lembradas que isto não era possível.

E uma das águias aprendeu a acreditar nisso, a acreditar no que as outras galinhas falavam, enquanto a outra não desistiu de seu sonho.

Um belo dia uma das águias chegou ao ponto mais alto do galinheiro, pulou e deu um lindo voo em busca de seu sonho e de sua liberdade deixando o galinheiro para tras e tudo o que as galinhas havim dito em relação aos seus sonhos, enquanto a outra com o passar do tempo, parou de sonhar e continuou a viver sua vida de galinha. Finalmente, após muitos anos vivendo como galinha, a águia morreu.

Lembre-se você se torna aquilo que você acredita que é.


Autor: Desconhecido
Adaptação: Eliane Santos 


Compartilhe essa metáfora:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766